Insulina: o que é, para que serve e quando tomar

Fabricado pelo pâncreas, hormônio é vital para o controle do diabetes e outras desordens

O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica que se caracteriza pelo excesso de glicose (açúcar) circulante na corrente sanguínea. Chamado de hiperglicemia, esse excesso de glicose é resultado de um defeito na produção e/ou de falhas na ação da insulina, um hormônio vital fabricado pelo pâncreas.

Saiba mais.

Saiba por que dormir mal piora o controle e prevenção do diabetes

Mais do que danos ao relógio biológico, privação do sono pode levar ao diabetes tipo 2

Há tempos que a hora do sono não é sinônimo incontestável de descanso e bem-estar. Afinal, agendas cada vez mais estressantes e atribuladas são incorporadas diariamente à rotina de muitas pessoas. Como resultado, noites mal dormidas têm se tornado constância em     inúmeros lares.

Saiba mais.

Diabetes e hiperglicemia: os riscos da glicemia alta para a saúde

Aumento anormal de açúcar no sangue pode causar lesões irreversíveis ao organismo

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Não transmissível, pode ser causado por mecanismos diversos – como hereditariedade, alimentação inadequada, obesidade, sedentarismo etc. – e se manifestar de diferentes tipos, sendo os mais comuns o diabetes tipo 1 (DM1) e, com bem maior incidência, o diabetes tipo 2 (DM2).

Saiba mais.

7 principais complicações do diabetes não controlado

Descuidos com a glicemia podem levar a sequelas irreversíveis e até mesmo à morte súbita

As patologias responsáveis por imensa parcela do índice de incapacidade e mortalidade em pacientes com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 expostos a quadros constantes de hiperglicemia, de um modo geral, se dividem em quatro grupos

Saiba mais.