Prevenção para quem vive com o diabetes tipo 2. Como reduzir seus riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.
Ter o diabetes tipo 2 aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Por causa dessa conexão, existem várias coisas que você pode fazer para reduzir o risco de desenvolver essas complicações ao lidar com o diabetes tipo 2.
Siga uma dieta balanceada
Quanto mais alto seu Índice de Massa Corpórea, maior a chance de desenvolver fatores de risco para doenças cardiovasculares. Se você está acima do peso, tente reduzi-lo para um peso saudável.
Consumir alimentos que possuem muita gordura saturada, açúcar e sal podem aumentar seus riscos de doenças cardiovasculares. Por isso, seguir uma dieta balanceada pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, a pressão arterial e o peso, que são todos fatores de risco para o coração.
– Vegetais e frutas
– Pães, massas e arroz integrais
– Peixes, carne, ovos e outras fontes de proteínas à base de leite
– Menos carnes vermelhas e mais peixes
– Alguns produtos à base de leite, como queijo e iogurte natural
– Quantidades limitadas de bebidas ou alimentos açucarados e gordurosos
Atividades físicas podem ajudar a melhorar as seguintes condições:
– Pressão arterial
– Níveis de lipídeos (gordura) no sangue
– Saúde dos vasos sanguíneos
– Capacidade da insulina agir para controlar os níveis de açucar no sangue
Especialistas recomendam praticar exercícios aeróbicos (que aumentam a taxa de batimentos cardíacos e a respiração) por 2h30 distribuídas ao longo de toda semana
Quando fazer dieta e exercícios não bastam, você poderá ter que tomar remédios para ajudar no controle do diabetes tipo 2. É importante seguir as recomendações do seu médico para que o nível do açúcar no sangue seja controlado com o tempo, também ajudando a prevenir qualquer dano em potencial aos seus vasos sanguíneos
– Alimentos que tenham muito sal, pois eles podem aumentar sua pressão arterial
– Alimentos e bebidas com muito açúcar
– Alimentos com níveis elevados de gordura saturada e gordura trans
– Grandes quantidades de bebidas alcoólicas
Deixar de fumar é uma das maneiras de reduzir os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e melhorar sua saúde. Após 11 anos sem fumar, seus riscos serão os mesmos de uma pessoa que vive com o diabetes tipo 2 e não é fumante.
Existem vários programas de suporte disponíveis para ajudar você a parar de fumar. Fale com seu médico sobre como você pode procurar algum desses programas e largar o tabagismo
Monitorar e registrar seus níveis de açúcar no sangue são formas efetivas de controlar o diabetes tipo 2 e também podem ajudar na redução dos riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. Se possível, anote os níveis de açúcar no sangue em um diário
Quase metade das pessoas com diabetes tipo 2 sequer sabe que tem a doença5 e que ela está relacionada a problemas cardíacos. Quem vê diabetes, vê coração.
Fale sempre com seu médico.
Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).
Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.
Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.