Um olhar sobre a saúde do coração na visão de pessoas com o diabetes tipo 2 e cuidadores:

Confira as fotos e os depoimentos dos participantes dos Workshops Educativos de Fotografia, realizados pela ADJ Diabetes Brasil em Petrolina (PE), São Paulo (SP) e Chapecó (SC).

Porque existem histórias que merecem ser contadas.

A campanha Quem vê Diabetes vê Coração e a ADJ – Diabetes Brasil realizaram em 2019 três oficinas de fotografia para conscientizar pacientes, familiares e cuidadores sobre a relação entre o diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. Os participantes utilizaram objetos de valor sentimental, que retratavam o diabetes associado às complicações cardiovasculares.

O resultado dessas oficinas foram imagens de caráter pessoal e emotivo. Desse trabalho nasceu uma exposição durante a celebração do Dia Mundial do Coração nos dias 27, 28 e 29 de setembro, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

CHAPECÓ/SC
Luiz César Carvalho Soares, 51 anos, diabetes tipo 2, Chapecó-SC
“O chimarrão é meu companheiro, levo sempre comigo. É tradição de família. Tá comigo no trabalho, em viagens, no cotidiano. Ele me ajuda até a enfrentar os problemas. Eu me sinto bem. Acredito que ele me ajuda a ter uma vida saudável. Quando descobri o diabetes pensei que não ia poder mais tomar chimarrão. Achei que poderia alterar a pressão. Mas descobri que com moderação, com equilíbrio ele pode continuar a fazer parte da minha vida.”
Luiz César Carvalho Soares, 51 anos, diabetes tipo 2, Chapecó-SC

Fale sempre com seu médico.

Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).

Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.

Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.