Entenda os principais exames recomendados para o diabetes tipo 2

Entenda os principais exames recomendados para o diabetes tipo 2

Sabia que a abordagem médica voltada às pessoas com diabetes tipo 2 ou risco de desenvolvê-la é crucial para o controle eficaz dos níveis de glicose (“açúcar”) no sangue? Além disso, exames para identificar complicações e fazer ajustes na medicação também são necessários. Conheça os mais solicitados para o diagnóstico e o acompanhamento dessa condição.

Quais são os exames para diabetes e para que servem?

A tabela abaixo traz dois exames fundamentais para quem está em risco de desenvolver diabetes tipo 2 (pré-diabetes) ou foi recém-diagnosticado — mas é importante lembrar que eles devem ser solicitados pelo médico especialista e que o acompanhamento médico é imprescindível, tanto para o controle efetivo do diabetes quanto para garantir qualidade de vida e prevenir complicações. (1), (2), (3)

Exame Para que serve? O que se considera normal?
Glicemia de jejum Verifica os níveis de glicose no sangue após um período de jejum. Os valores indicam se os níveis estão normais ou alterados — e podem ser utilizados para diagnóstico. Valores até 99 mg/dL são normais; de 100 a 125 mg/dL indicam pré-diabetes; de 126 mg/dL ou acima indicam que a pessoa tem diabetes.
Hemoglobina glicada (HbA1c) Avalia o percentual de ligação da glicose à hemoglobina no sangue. É utilizado para controle glicêmico, avaliação do tratamento e diagnóstico. Menos de 5,7% é normal; de 5,7% a 6,4% indica pré-diabetes; acima de 6,5% indica diabetes ou falha no tratamento.

Também é comum que outros exames sejam solicitados para avaliar o organismo como um todo e os eventuais impactos do aumento da glicemia, como na saúde ocular, dos rins e no risco de doenças cardiovasculares. Veja alguns:(1)

Exame Para que serve?
Perfil lipídico Mede os níveis de colesterol total, LDL, HDL e triglicérides para a avaliação do risco de doenças cardiovasculares.
Creatina e taxa de filtração glomerular (TFG) Avalia a função renal.
Fundo de olho Pode ser usado para detectar a presença de retinopatia diabética ou outras complicações oculares relacionadas ao diabetes tipo 2.
Exame de microalbuminúria Mede a quantidade de albumina na urina e pode indicar possíveis problemas renais.

Esses exames são importantes, pois possibilitam que o médico dê orientações adequadas a cada caso. Outros profissionais, como o nutricionista, também podem fazer uso desses resultados para propor uma dieta individualizada.

Para quem está em risco de desenvolver diabetes, as orientações geralmente incluem mudanças no estilo de vida e na alimentação para baixar a glicemia e, para quem foi recém-diagnosticado, também podem incluir o uso de medicamentos.

De acordo com as necessidades, o médico pode solicitar outros exames para estabelecer a melhor abordagem para você. Por isso, é importante realizá-los nas datas previstas e sempre comparecer às consultas.

Que impactos os exames têm?

Os resultados dos exames podem ter impacto nos seguintes itens:(4)

  • Controle glicêmico: a frequência de testagem da glicemia é fundamental para verificar se os níveis de glicose estão dentro da faixa-alvo estabelecida pelo médico e para avaliar a eficácia das medidas adotadas. Além disso, em quem já tem diabetes, ajuda a verificar a ocorrência de hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue) ou hipoglicemia (baixa no nível normal de açúcar), que requerem atenção.
  • Ajustes na terapia: para quem já foi diagnosticado, os exames são essenciais para verificar o efeito da medicação, identificar a necessidade de troca da categoria ou ajuste de dose.
  • Prevenção de complicações agudas e crônicas: em pessoas com diabetes, prevenir doenças cardiovasculares, renais, manter a saúde ocular em dia e evitar o pé diabético (5) — uma ferida relacionada ao diabetes, que pode cursar com eventual infecção nos pés — são essenciais. Os exames ajudam a prevenir essas e outras complicações ou a identificá-las precocemente, o que contribui para um resultado muito melhor no tratamento. No caso de quem está em risco de desenvolver diabetes tipo 2, a avaliação de quadros já instalados auxilia no plano individualizado para tratar outras condições e baixar as taxas de glicose de forma mais eficaz.
  • Autoconhecimento e empoderamento: com a realização regular dos exames, a pessoa com diabetes ou pré-diabetes se mantém informada do seu quadro de saúde. Isso possibilita maior controle sobre a saúde e permite que ela mesma perceba se algo incomum acontecer — e, assim, buscar auxílio médico mais rápido.(6)

Agora que você já conhece alguns dos exames essenciais para o diagnóstico e controle do diabetes, pode ficar mais tranquilo e confiante no tratamento proposto pelo seu médico. É importante lembrar que, além dos exames, a colaboração e comunicação com o profissional são fundamentais para garantir melhores resultados no tratamento. Assim, você se torna um verdadeiro parceiro do seu médico e mantém a saúde em dia, prevenindo complicações e desfrutando de uma vida mais plena e saudável. Cuide de você!

 
 
 
Referências:
  1. Hemos Laboratório Médico. Conheça os principais exames para diabetes [Internet]. Hemos Laboratório Médico; 2021 [acesso em 7 Jul 2023]. Disponível em: https://hemos.com.br/blog/conheca-os-principais-exames-para-diabetes/
  2. Centers for Disease Control and Prevention. Diabetes tests [Internet]. CDC; 2023 [cited 2023 Jul 7]. Available from: https://www.cdc.gov/diabetes/basics/getting-tested.html
  3. American Diabetes Association. 6. Glycemic targets: standards of medical care in diabetes – 2018. Diabetes Care. 2018;41(Suppl 1):S55-S64. doi: 10.2337/dc18-S006.
  4. Ministério da Saúde [Brasil]. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus (Cadernos de Atenção Básica, 36). Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategias_cuidado_pessoa_diabetes_mellitus_cab36.pdf
  5. Antar M, Cavicchioli MG, Lucoveis ML, Monteiro O. Pé diabético: a simples ferida que pode virar um problema sério [Internet]. Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo; 2021 [acesso em 7 Jul 2023]. Disponível em: https://sp.unifesp.br/epm/noticias/pe-diabetico
  6. Pace AE, Ochoa-Vigo K, Caliri MH, Fernandes APM. O conhecimento sobre diabetes mellitus no processo de autocuidado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2006;14(5). doi: 10.1590/S0104-11692006000500014.
 
 
BR23DI00109 - Agosto/2023

Contato Imprensa

Approach Comunicação

novonordisk@approach.com.br

Fale sempre com seu médico.

Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).

Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.

Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.