Os cuidados com os rins para a pessoa com diabetes

Os cuidados com os rins para a pessoa com diabetes

Provavelmente, você já ouviu que a pessoa com diabetes tipo 2 pode ter comprometimentos renais, mas você sabe por quê?

Diabetes e doenças renais

A filtração, com a consequente eliminação de substâncias tóxicas do corpo, é feita, principalmente, pelos rins, que, para isso, precisam de vasos sanguíneos saudáveis que passem por eles. O excesso de açúcar no sangue pode danificar esses vasos, afetando diretamente a capacidade de trabalho do rim e a filtração sanguínea, um quadro conhecido como doença renal do diabetes . (1)

A doença renal do diabetes não tem esse nome à toa: trata-se de uma complicação que pode ocorrer entre as pessoas que convivem com o diabetes tipo 2 e não têm, por exemplo, adesão adequada ao tratamento. Isso leva a alterações na função renal e pode resultar em uma chamada doença renal crônica (DRC), caracterizada por perdas graduais e irreversíveis dessa função. (1), (2)

O quadro mais severo que pode se instalar é o da insuficiência renal crônica, que acontece quando os rins “param” e não conseguem mais manter o equilíbrio do organismo por meio da filtração. Além disso, pode ocorrer uma série de complicações extras, como pressão alta (hipertensão) e infecções do trato urinário. (2)

Por isso, diagnosticar precocemente a DRC é de extrema importância, já que, caso o quadro de insuficiência se instale, haverá a necessidade de tratamentos avançados, como a hemodiálise e, até mesmo, um transplante de rins.

Rins, diabetes e doença cardiovascular

A hipertensão é só um dos tipos ou componentes de um conjunto maior denominado doença cardiovascular (DCV), que inclui também a doença aterosclerótica.

Em relação ao diabetes, a progressão para um quadro de DCV está, entre outros fatores, no fato de que a resistência à insulina é associada a um aumento do fluxo de ácidos graxos livres, o que contribui para o aumento de triglicérides — e que tem como resultado a dislipidemia

Caracterizada, nesse quadro, pelo aumento de lipídios (gorduras) no sangue, a dislipidemia pode acarretar complicações cardiovasculares, como a doença coronariana, a cerebrovascular, quando artérias essenciais para o cérebro são obstruídas, e a arterial periférica, que causa dores nas pernas, inchaço e problemas de cicatrização, para mencionar alguns dos sintomas. (2)

Em relação aos rins, de maneira independente, tanto a doença renal crônica quanto o diabetes já são fatores considerados de risco para as diferentes manifestações da DCV. Quando, então, as duas condições se unem, aumentam as chances de progressão à doença cardiovascular e de resultados graves. (1), (2)

A importância do acompanhamento

É preciso que a pessoa com diabetes cheque seus rins com frequência, de acordo com indicação médica, a fim de avaliar sua função. Aqueles que já têm DRC, devem receber acompanhamento médico regular para controlar tanto o diabetes quanto a DRC, prevenindo ou retardando as suas progressões e os riscos de complicações. (1), (3)

A abordagem inclui controle do nível de açúcar no sangue, da pressão arterial, do colesterol e do triglicérides, além de exames regulares para monitorar a função renal e a saúde cardiovascular. Mudança de hábitos de vida e adoção de medicamento podem ser necessários(?) para auxiliar na manutenção da função dos rins, no controle da glicose e, se necessário, da hipertensão arterial. (3)

 

Referências:
  1. Koye DN, Magliano DJ, Nelson, RG, Pavkov ME. The global epidemiology of diabetes and kidney disease. Adv Chronic Kidney Dis 2018;25(2):121-32. doi:10.1053/j.ackd.2017.10.011.
  2. Pyram R, Kansara A, Banerji MA, Loney-Hutchinson L. Chronic kidney disease and diabetes. Maturitas 2012;71(2):94-103. doi:10.1016/j.maturitas.2011.11.009.
  3. Rocha ES, Queiroz JS, Praxedes MFS. Prática educativa de prevenção à doença renal crônica no Dia Mundial do Rim: relato de experiência. In: Editora Científica Digital. Open Science Research VII. São Paulo: Editora Científica Digital; 2022. p. 389-95. 
 
 
BR23DI00061 – Maio/2023

Contato Imprensa

Approach Comunicação

novonordisk@approach.com.br

Fale sempre com seu médico.

Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).

Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.

Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.