Você tem diabetes? É hora de prestar atenção ao seu aparelho digestivo

Você tem diabetes? É hora de prestar atenção ao seu aparelho digestivo

Você sabia que os distúrbios do sistema digestivo chegam a atingir 75% das pessoas com diabetes(1), principalmente em casos de descuido com a glicemia? Saiba como e por que cuidar bem dele para ter mais qualidade de vida.

Quais são os sintomas de que algo não vai bem no sistema digestivo da pessoa com diabetes?

Sensação de estufamento, diarreia, incontinência fecal, refluxo e constipação intestinal estão na lista de sintomas sensoriais e motores que podem indicar complicações, inclusive associadas a algumas comorbidades que podem estar ocultas na pessoa com diabetes, como a doença celíaca.(1),(2)

O principal “vilão” para essas complicações é o descontrole no nível de glicemia, que pode causar o que se conhece tecnicamente como gastroenteropatia diabética, termo que inclui todas as complicações gastrointestinais encontradas em pacientes com diabetes.(2) Ela acontece devido ao excesso de glicose, que pode causar disfunções no sistema nervoso autônomo (neuropatias), impactando diretamente o funcionamento do sistema digestivo.

Uma das principais manifestações da gastroenteropatia diabética é o retardo no esvaziamento gástrico, ou seja, a passagem dos alimentos do estômago para o intestino é mais lenta, o que leva a desconfortos — embora eles possam ocorrer mesmo quando o esvaziamento é normal.(2),(3)

É comum que pessoas com diabetes tenham problemas digestivos?

Quando o diabetes se instala, todo o trato gastrointestinal (TGI) é afetado, da boca à parte terminal, e disfunções do sistema digestivo causadas pela hiperglicemia (“excesso de açúcar no sangue”) podem contribuir para uma piora na qualidade de vida.(1),(2),(3)

Na verdade, mais de 30% dos pacientes crônicos de diabetes chegam a desenvolver alterações no sistema nervoso, que resultam em distúrbios do sistema digestivo(1). No entanto, mesmo em pessoas com diabetes tipo 2 sem sintomas dessas alterações nervosas, o tempo de trânsito no intestino delgado aumenta, o que pode contribuir, por exemplo, para a constipação.(1),(2)

Além disso, a saúde da flora intestinal, ou seja, o conjunto de microrganismos que naturalmente habitam nossos intestinos, é afetada pelo desenvolvimento do diabetes tipo 2. Secreções, movimentos intestinais e absorção de nutrientes estão entre as funções digestivas afetadas.(1)

A lista de desconfortos e complicações digestivas que o descontrole da glicemia pode causar, portanto, é grande. Daí, a importância de ficar atento a quaisquer alterações e contar sempre com um médico para investigar por que elas acontecem.

Dá para evitar problemas gastrointestinais tendo diabetes?

Com certeza, e, para isso, o controle da glicemia é fundamental. É importante, portanto, seguir o tratamento direitinho sob acompanhamento médico.(1),(2),(3)

Além disso, quanto mais cedo se descobre o diabetes tipo 2, melhor, já que se reduz o tempo que a hiperglicemia segue afetando os sistemas nervoso e digestivo. Também é importante que o médico seja informado de quaisquer sintomas e que se façam exames para detectar a origem do desconforto, além de exames preventivos para detectar possíveis complicações logo no início.

Mudanças para uma alimentação mais saudável, adaptada às necessidades individuais da pessoa com diabetes, também ajudam. Com um acompanhamento adequado, a pessoa com diabetes consegue driblar as complicações mais graves e evitar ou reduzir desconfortos gastrointestinais.

 
 
 
Referências:
  1. Zhao M, Liao D, Zhao J. Diabetes-induced mechanophysiological changes in the small intestine and colon. World J Diabetes. 2017 Jun 15;8(6):249-269. doi: 10.4239/wjd.v8.i6.249. PMID: 28694926; PMCID: PMC5483424.
  2. Rodrigues ML, Motta ME. Mechanisms and factors associated with gastrointestinal symptoms in patients with diabetes mellitus. J Pediatr (Rio J). 2012 Jan-Feb;88(1):17-24. doi: 10.2223/JPED.2153. PMID: 22344626.
  3. Piper MS, Saad RJ. Diabetes mellitus and the colon. Curr Treat Options Gastro 2017;15:460-474. doi: 10.1007/s11938-017-0151-1.
 
 
BR23DI00097 - Junho/2023

Contato Imprensa

Approach Comunicação

novonordisk@approach.com.br

Fale sempre com seu médico.

Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).

Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.

Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.