Diabetes e saúde da pele
O diabetes é uma condição crônica que ocorre quando o corpo não produz insulina — hormônio que regula os níveis de glicose no sangue — suficiente (diabetes tipo 1) ou não consegue usar de forma eficaz a insulina que produz (diabetes tipo 2).
A relação com o câncer de pele ocorre porque pessoas com diabetes são mais suscetíveis a desenvolver problemas de pele, por causa do ressecamento e das infecções. Além disso, o diabetes e as doenças cardiovasculares podem comprometer vasos sanguíneos e, assim, indiretamente causar impactos negativos na saúde da pele.1,2,3,4,5
Pessoas com diabetes devem estar atentas aos cuidados com a pele e quaisquer alterações devido aos fatores que aumentam o risco de câncer de pele, como exposição intensiva e sem proteção aos raios ultravioleta do sol.
Como cuidar da sua pele
A proteção solar é a principal ação a ser adotada. O ideal é utilizar um protetor com fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30, mas, especialmente para peles claras ou que se queimam com facilidade, FPS maiores, como 50 ou 70, podem ser mais indicados. É importante também proteger-se com roupas e evitar a exposição solar excessiva, especialmente durante os horários em que o sol está mais forte, entre 10h e 16h.4,5
Outras dicas importantes são: fazer o autoexame da pele, a fim de identificar alterações ou o surgimento de sinais como manchas ou lesões, e cuidar da hidratação, tanto externamente, com produtos para esse fim, quanto internamente, consumindo água. Aconselha-se também evitar o uso de câmaras artificiais de bronzeamento, que tendem a ser agressivas à saúde da pele.4,5
Seguir as orientações médicas e manter o diabetes e as doenças cardiovasculares sob controle também é importante, pois evita complicações que possam interferir na saúde da pele. Isso inclui manter uma dieta balanceada com alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas, controlar o consumo de carboidratos, fazer atividades físicas, controlar o estresse com técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, e manter um peso saudável.2,3,4,5
Evitar fumar e limitar o consumo de álcool, que estão associados tanto ao aumento dos riscos de câncer quanto a complicações no diabetes1, 3, 5 , também são boas atitudes — e vá ao dermatologista regularmente, sobretudo se notar alterações. Com essas atitudes, você ganha em saúde e mantém sua qualidade de vida. Sua pele agradece!
Referências:
1. Garcia D. Qual a relação entre o câncer e o
diabetes? [Internet]. São Paulo: A.C.Camargo Cancer Center; 2023.
Disponível em: https://accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/qual-relacao-entre-o-cancer-e-o-diabetes.
2. Hospital Santa Lúcia. A falta de vitamina D pode estar
associada a maior risco de diabetes, câncer e doenças
cardiovasculares [Internet]. Brasília: Hospital Santa Lúcia; 2020.
Disponível em: https://www.santalucia.com.br/noticias/falta-de-vitamina-d-pode-estar-associada-maior-risco-diabetes-cancer-edoencas-cardiovasculares/.
3. Hartt V. Saúde cardíaca e risco de câncer [Internet]. São
Paulo: OncoNews; 2021. Disponível em: https://www.onconews.com.br/site/atualizacao-cientifica/cardiotoxicidade/5657-sa%C3%BAdecard%C3%ADaca-e-risco-de-c%C3%A2ncer.html.
4. Fabra D. Dermatologista do HCor alerta para o risco de
câncer de pele durante o verão. São Paulo: HCor; 2023. Disponível
em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/dermatologista-do-hcor-alerta-o-risco-decancer-de-pele-durante-o-verao/.
5. Amanda. Câncer e coração: uma relação delicada [Internet].
São Paulo: Instituto Vencer o Câncer; 2022. Disponível em: https://vencerocancer.org.br/cancer-e-coracao-uma-relacao-delicada/.
Abril/2024 - BR24DI00053
PROCURE UM ESPECIALISTA