Saiba mais sobre a relação entre diabetes e hipertensão arterial

Saiba mais sobre a relação entre diabetes e hipertensão arterial

Conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode trazer danos a órgãos e vasos sanguíneos — mas você sabe qual a relação com o diabetes?

Fatores envolvidos na hipertensão arterial

A hipertensão arterial e o diabetes tipo 2 têm uma relação estreita. Funciona assim: no diabetes, a alteração no metabolismo da glicose, com o aumento da resistência à insulina, contribui para a desregulação da pressão arterial e, consequentemente, para a hipertensão, especialmente se a obesidade compõe o quadro.

É considerada hipertensa a pessoa cujos níveis de pressão são iguais ou superiores a 140 mmHg (pressão sistólica) por 90 mmHg (pressão diastólica) — ou 14 por 9, como se costuma dizer —, e esse quadro é multifatorial. (1), (2)

Entre os fatores envolvidos na hipertensão, há aqueles que são controláveis ou manejáveis, como obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e/ou sal, além de estresse e quadros intensos de ansiedade. Outros, como predisposição hereditária e, em alguns casos, o próprio processo natural de envelhecimento, já são mais difíceis de prevenir. O diabetes, como vimos, é também um fator de risco para a hipertensão, e a ele soma-se a doença renal crônica (DRC), que, muitas vezes, surge como uma complicação do diabetes.(2), (3), (4)

Controle da hipertensão e do diabetes

Os fatores controláveis/manejáveis envolvidos na hipertensão podem ser combatidos com uma série de estratégias que beneficiam a pessoa com diabetes, como: (2), (3)

   ●   Alimentação balanceada: com redução no consumo de sal, açúcar e aumento no consumo de frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras;

   ●   Práticas de atividade física: com esportes e atividades regulares, sob orientação médica e profissional qualificado de Educação Física, que podem incluir caminhada, corrida, natação, dança e musculação, entre outros exemplos;

   ●   Controle de peso: afastar o risco de obesidade ajuda a evitar ou controlar tanto a hipertensão quanto o diabetes tipo 2;

   ●   Abandono do tabagismo: o tabaco pode aumentar a pressão arterial e ser um dos fatores responsáveis pelas doenças cardiovasculares;

   ●   Controle no estresse e ansiedade: meditações e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a diminuir esses quadros e o aumento da pressão arterial que os acompanha;

   ●   Controle do próprio diabetes: manter sua glicemia em dia é importante para evitar que o diabetes avance e predisponha o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Nos casos de hipertensão leve, é possível contornar a doença com a adoção dos hábitos mencionados acima. Já nos estágios mais avançados, a melhoria dos hábitos contribui para um melhor controle da doença, mas pode ser necessário o uso de medicação.

O importante para quem tem diabetes tipo 2 — e é ou não uma pessoa hipertensa — é ter em mente que o controle da glicemia e da pressão sanguínea, além de um estilo de vida mais saudável, com atenção à alimentação e orientação de médico e nutricionista, significa garantia de mais saúde e qualidade de vida.

 

Referências:
  1. American Heart Association. Understanding blood pressure readings [acesso em 28 mar 2023]. Disponível em: https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/understanding-blood-pressure-readings
  2. Prates EJS, Souza FLP, Prates MLS, Moura JP, Carmo TMD. Características clínicas de clientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus. Rev. Enferm. UFPE on line 2020;14(1-10), 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/e/biblio-1096548
  3. Ferreira JCV, Moreira RP, Ferreira GO, Felício JF. Qualidade de vida e condições de saúde de pacientes com hipertensão arterial e diabetes mellitus. Enferm Foco 2021;12(1):125-31. doi:10.21675/2357-707X.2021.v12.n1.3305.
  4. Silva TK. Diabetes mellitus and arterial hypertension in patients with chronic renal failure on dialysis: An integrative review. Res., Soc. Dev. 2021;10(6):e53410616121. doi:10.33448/rsd-v10i6.16121.
 
 
BR23DI00063 – Maio/2023

Contato Imprensa

Approach Comunicação

novonordisk@approach.com.br

Fale sempre com seu médico.

Acompanhamento com seu médico de confiança e realização de exames regulares podem ajudar você a controlar o diabetes, além de colaborar para reduzir as chances de doenças cardíacas ou de derrame (AVC).

Em menos de um minuto você pode descobrir seus fatores de risco para o coração.

Conheça os principais sintomas que podem estar associados a doenças cardiovasculares.