Entenda a relação entre diabetes gestacional e diabetes tipo 2

Entenda a relação entre diabetes gestacional e diabetes tipo 2

O diabetes gestacional (DG) é um tipo de diabetes que se desenvolve durante a gravidez em mulheres que não tinham diabetes antes. Ele é causado por fatores hormonais e metabólicos associados à própria gestação, podendo aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Saiba mais sobre isso.

Qual é a causa do diabetes gestacional?

Durante a gestação, a placenta produz hormônios que ajudam no crescimento e desenvolvimento do feto, mas que também podem interferir na ação da insulina e resultar na resistência temporária da mulher a esse hormônio em particular.(1)

Normalmente, o pâncreas compensa essa resistência aumentando a produção de insulina. Em algumas mulheres, porém, o pâncreas não consegue produzir insulina necessária para superar a resistência, o que causa aumento nos níveis de glicose no sangue e no desenvolvimento do diabetes gestacional.

O DG costuma ocorrer do segundo para o terceiro trimestre, e a maioria das futuras mães não apresenta sintomas. Por isso, é importante o acompanhamento pré-natal, para que seja diagnosticado e se evitem complicações, tanto para elas quanto para os bebês.(1)

A causa exata da resistência à insulina durante a gravidez ainda não é completamente compreendida, mas sabe-se que alguns fatores aumentam os riscos de desenvolver o diabetes gestacional.

Quem tem mais risco de desenvolver diabetes gestacional?

O diabetes gestacional pode afetar mulheres de todas as idades e origens étnicas. Pode ocorrer mesmo sem nenhum fator de risco aparente.

Por isso, é recomendado que todas as grávidas sejam submetidas a testes de triagem para identificar a presença do DG e receber o tratamento adequado, se necessário. No entanto, há grupos que podem, sim, ter mais riscos de desenvolvê-lo:(1),(2)

  • Histórico de diabetes gestacional: mulheres que tiveram diabetes gestacional em uma gravidez anterior têm risco maior de desenvolvê-lo em uma nova gestação;
  • Idade: mães acima dos 25 anos de idade têm maior probabilidade de desenvolver diabetes gestacional;
  • Histórico de “bebês grandes”: se uma mãe já teve um bebê que nasceu com peso superior a 4,5 kg, há maior propensão de desenvolver DG posteriormente;
  • Sobrepeso ou obesidade: o excesso de peso anterior ou o ganho de peso excessivo na própria gravidez estão relacionados ao aparecimento do DG;
  • Síndrome do ovário policístico (SOP): mulheres com SOP têm mais risco de desenvolver resistência à insulina durante a gravidez;
  • Histórico familiar de diabetes: ter parentes próximos, como pais ou irmãos, com diabetes tipo 2 aumenta o risco no desenvolvimento.

Então, existe relação entre o diabetes gestacional e o diabetes tipo 2?

Para a mulher, pode existir, sim, posteriormente.

Um estudo realizado em 2015, em Portugal, identificou que, em uma amostra aleatória de 300 mulheres que tiveram histórico de diabetes gestacional, 32,7% desenvolveram diabetes tipo 2 posteriormente. A probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 após o diabetes gestacional aumentou em 8,2 vezes quando o diagnóstico de DG foi realizado até 24 semanas.(3)

Qual o tratamento adequado para o diabetes gestacional?

O tratamento do diabetes gestacional geralmente envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida, quando necessárias, e, em alguns casos, o uso de insulina ou outros medicamentos. Confira os principais aspectos do tratamento:(1),(2)

  • Monitoramento dos níveis de glicose no sangue: o médico pode recomendar que a mãe meça regularmente os níveis de glicose no sangue para acompanhar o controle do açúcar. Isso é feito por meio de um medidor de glicose e registro diário dos resultados. É uma forma de monitorar a eficácia do tratamento;
  • Alimentação saudável: um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar personalizado, com o objetivo de controlar os níveis de glicose no sangue, mantendo uma alimentação equilibrada, o que costuma envolver o consumo de carboidratos complexos, fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis, além de se evitar alimentos processados, açúcares adicionais e carboidratos refinados;
  • Atividade física: a prática de exercícios físicos adequados durante a gravidez pode ajudar a evitar ou atenuar um caso de DG. Muitas vezes, esses exercícios incluem caminhadas, natação, ioga e atividades de baixo impacto. Sempre discuta com o médico e um profissional de educação física a melhor opção para o seu caso;
  • Monitoramento do peso: manter um ganho de peso adequado durante a gravidez é importante para controlar o diabetes gestacional, com monitoramento médico;
  • Medicação: quando necessária para controlar o nível de glicose, inclui-se a medicação. O médico pode prescrever insulina ou outros medicamentos hipoglicemiantes, que ajudarão a manter os níveis de açúcar sob controle. O tratamento é ajustado de acordo com as necessidades individuais;
  • Monitoramento fetal: durante a gestação com DG, é necessário monitorar regularmente a saúde do feto, o que pode incluir ultrassonografias para avaliar o crescimento fetal, monitoramento dos movimentos do bebê e outros testes.

É importante seguir as recomendações do seu médico e comparecer às consultas de acompanhamento. Depois de nascido o bebê, especialmente se houve um ganho maior de peso e a instalação da obesidade, é importante que a mãe continue monitorando sua saúde, para reduzir os riscos de desenvolver o diabetes tipo 2 ou, caso desenvolva, para tratá-lo adequadamente.(2)

 

 

Referências:

  1. Ribeiro AMC, Nogueira‐Silva C, Melo‐Rocha G, Pereira ML, Rocha A. Diabetes gestacional: determinação de fatores de risco para diabetes mellitus. RPEDM 2015;10(1):8-13. doi: 10.1016/j.rpedm.2014.05.004.
  2. Nogueira AI, Carreiro MP. Obesidade e gravidez. Rev Med Minas Gerais 2013;23(1):88-98. doi: 10.5935/2238-3182.20130014.
  3. Giarllarielli MPH, Silqueira BG, Salomão M, Barbosa LVT, Antunes L, Roque JB, et al. Diabetes gestacional e diabetes mellitus tipo 2 relacionado a complicações materno-fetais. REAMed 2023;23(1):e12065. doi: 10.25248/reamed.e12065.2023.

 

BR23DI00096 - Junho/2023

Veja mais

Tabagismo e diabetes
Cigarro e diabetes: por que não é uma boa ideia
SAIBA MAIS
Diabetes e sistema digestivo
Você tem diabetes? É hora de prestar atenção ao seu aparelho digestivo
SAIBA MAIS

PROCURE UM ESPECIALISTA